O trânsito das cidades pode afetar tudo, até os custos de uma vidraçaria.
Quantas instalações de vidros uma vidraçaria é capaz de orçar e executar por dia?
Essa pergunta pode ter várias respostas e depende de vários fatores, inclusive o volume de trânsito das grandes cidades. É fato notório que o trânsito acaba afetando até os custos de um negócio. Muitas vidraçarias, inclusive, já adotaram uma ou mais motocicletas para a rápida locomoção do orçamentista. Outros mudaram o horário de entrada do pessoal de instalação para 5 horas da manhã, para que às 7h a equipe já esteja trabalhando.
Pela primeira vez em sua história, o Waze, o GPS social mais popular do mundo, avaliou a experiência de condução de 50 milhões de usuários em 32 países e em 167 áreas metropolitanas e acaba de criar o “Índice de Satisfação do
Motorista” do mundo – uma pontuação que vai de 10 a 1, sendo que 10 significa extremamente satisfeito e 1 totalmente insatisfeito. Os dados foram analisados ao longo de 40 dias. O Waze pretende divulgar esse índice anualmente. O Índice de Satisfação Global do Motorista do Waze é baseado em cinco fatores básicos:
TRÂNSITO NAS CIDADES
1. Nível de frequência e gravidade de congestionamento;
2. Qualidade e infraestrutura das ruas e rodovias;
3. Segurança do motorista baseada em acidentes, perigos nas vias e condições meteorológicas;
4. Serviços como acesso a postos de gasolina e facilidade de estacionamento;
5. Aspecto socioeconômico*, incluindo o acesso a carros e impacto dos preços do combustível;
Brasil entre os congestionados
A Indonésia teve o maior número de cidades consideradas como locais onde o motorista passa por uma terrível experiência de condução em todo o país. São oito cidades que reportam o pior tráfego no mundo. Manila, nas Filipinas, reportou o pior tráfego de toda a Terra, com Rio de Janeiro, São Paulo e Jakarta (Indonésia) não muito atrás.
Os países latino-americanos El Salvador e Guatemala são os lugares mais difíceis de dirigir atualmente, ocupando o último lugar no ranking devido à frequência e gravidade dos congestionamentos, falta de serviços e má infraestrutura viária.
O Brasil ficou entre os 15 piores países nos quesitos: nível de satisfação, índice de congestionamento, qualidade das vias e aspecto socioeconômico. O tempo médio que os usuários levam de casa para o trabalho foi também dimensionado. Por exemplo, os cariocas levam em média 38,4 minutos, já os usuários de São Paulo levam 32,8 minutos.
Brasil entre os mais seguros
A experiência de dirigir dos holandeses é imbatível! Apesar de a Holanda ser um dos países mais povoados do mundo – atrás de Bangladesh, Coréia do Sul e Taiwan -, o país teve o melhor desempenho global e ultrapassou todos os outros países, com a menor quantidade de trânsito. No top 5 dos melhores, a Holanda, Eslováquia, Suécia e a República Tcheca relataram uma experiência de condução fácil e leve. Acredite ou não, os Estados Unidos e a França têm um dos tráfegos mais leves do mundo, graças às pequenas cidades que contam com infraestruturas apropriadas onde é fácil dirigir.
A Grande São Paulo ficou em primeiro lugar no item Trânsito Seguro, o que significa que teve a menor incidência de perigos, incluindo carros parados no acostamento da estrada, acidentes, atropelamentos, entre outros; e Campinas ficou em 6.º lugar.
São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os top 15 com maior número de postos de combustível, serviços e estacionamentos, classificados em 4.º e 13.º lugar respectivamente.
Sobre o Waze
O Waze é um GPS social, que usa tecnologia móvel, grande quantidade de dados e uma comunidade ativa que contribui para redefinir a forma como os mapas são utilizados hoje em dia. O aplicativo conta atualmente com cerca de 50 milhões de motoristas que trabalham juntos diariamente para enfrentar o trânsito de forma inteligente, economizando tempo e dinheiro. O aplicativo informa constantemente as rotas mais rápidas, baseado em dados obtidos em tempo real.
[*] O critério socioeconômico foi desenvolvido com base em informações do Banco Mundial, calculando o quão dispendioso é ter um carro em cada região e se é difícil ter um no que diz respeito ao impacto no estilo de vida de cada pessoa.
Para baixar gratuitamente o Waze app por iOS ou por Android, acesse:
www.waze.com