Portas abertas para o vidro

Fabricantes investem na diversificação de modelos e aplicações para atender às necessidades dos mais variados públicos

As empresas têm investido cada vez mais no desenvolvimento de diferentes portas de vidro para atender às necessidades do setor de construção civil e moveleiro. Hoje, as opções são muitas: portas transparentes, coloridas, com vidro impresso, grandes, articuladas para pequenos vãos e até portas específicas para móveis. Abaixo listamos alguns produtos lançados recentemente pelas empresas do setor:

Foto: Divulgação ideia GlassPorta Flex

A Porta Flex foi desenvolvida pela Ideia Glass como uma solução para a divisão de pequenos espaços. O produto está sendo comercializado há oito meses e é indicado para ambientes pequenos, já que suas folhas de vidro 8 mm transformam a porta em um produto compacto, deixando 90% do vão livre para a passagem.

A instalação é feita com cinco furos na parede para a fixação da porta, o que leva cerca de 40 minutos.

A Porta Flex consegue fechar um vão de, no máximo, 100 cm de comprimento e 210 cm de altura.

 

Foto: Divulgação Glass VetroPocket Glass

O Pocket Glass possui um sistema exclusivo que permite que os perfis das portas de correr sejam instalados na estrutura interna da parede, possibilitando que o vidro móvel da porta consiga se locomover para o interior da estrutura.

Outro destaque da linha é a ausência de trilho inferior, o que favorece a passagem de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção pelos espaços, sem qualquer tipo de obstáculo.

O sistema foi testado em mais de cem mil ciclos, garantindo a durabilidade de 34 anos do produto; e suporta vidros de até 130 kg, com espessuras de 10 mm a 12 mm.

O produto está sendo comercializado pela Ideia Glass, em parceria com a Klein – empresa espanhola especializada em sistemas para portas de correr –, e tem como objetivo proporcionar maior aproveitamento de espaço nos ambientes.

 

Foto: Divulgação CinexPorta Planus

O produto foi desenvolvido pela Cinex exclusivamente para atender ao setor moveleiro. A porta pode ser feita com vidros de diversas texturas e cores, no tamanho de 4 mm de espessura.
O diferencial da porta é que ela possui em sua estrutura um perfil que já exerce a função de puxador. “Essa solução foi pensada para deixar os ambientes perfeitamente simétricos, o que é fundamental para arquitetos e especificadores que buscam flexibilidade e praticidade para o mobiliário, sem deixar de ser sofisticado”, diz César Cini, presidente da Cinex.
As medidas disponíveis da Porta Planus são: na altura, de 1.500 mm a 2.900 mm; e na largura, de 600 mm a 1.500 mm.

 

Foto: Marcelo ScandaroliSistema de Abrir e Tombar MADO

Esse é um produto versátil que permite a ventilação direta (com as folhas das portas abertas) e indireta (com as folhas na posição “tombar”). Sendo indicado para lugares com grande circulação de pessoas, já que proporciona o aproveitamento da ventilação sem ocupar muito espaço.

As portas e janelas da MADO já vêm com vidros instalados, que variam de especificação conforme a necessidade do cliente. Para os caixilhos padrão da empresa é recomendável um vidro, no mínimo, laminado de 6 mm. Mas se o cliente tiver uma necessidade de isolamento térmico e acústico, a empresa também pode fazer a composição de laminado 10 mm + câmara de 12 mm + laminado de 8 mm.

O sistema da MADO foi usado no projeto do arquiteto Gui Mattos, em Monte Mor (SP). As sete janelas instaladas no local – que contam com medidas de 0,80 x 2,60 – receberam acabamento especial, denominado Antique Cinza, que foi desenvolvido pela empresa juntamente com o cliente e o arquiteto.

 

Foto: Divulgação Glass VetroUnik Self

A principal característica da Unik Self é a capacidade de fechar as portas automaticamente, sem a utilização de energia elétrica. Isso porque o sistema “self closing” é capaz de acumular toda a energia mecânica utilizada no empuxo da abertura e aplicá-la no fechamento.

O sistema é fixado em paredes e dispensa a utilização de trilhos na parte inferior, deixando a zona de passagem totalmente livre. Outro ponto forte do produto é o uso de pinças para a fixação do vidro, que dispensa a necessidade de furar o produto – sendo possível utilizar modelos laminados ou temperados com espessura máxima de 12 mm.

O produto foi lançado pela Glass Vetro, em parceria com a Klein – empresa espanhola especializada em sistemas para portas de correr.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?