O Vidro nos Saloni 2015

Brilho e facilidade de manutenção do material têm sido fatores bem explorados pelas grifes mundiais do móvel. Questão da segurança tem sido encarada com mais seriedade.

Por: Silvia Grilli

Desde que foi inventado o vidro segue exercendo seu fascínio sobre a Humanidade. Na ilha de Murano, com praticamente as mesmas técnicas de sopro desenvolvidas há 100 a.C., os artesãos locais criam peças de altíssimo valor estético e as vendem por preços bem altos. Enquanto isso não cessam as inovações no campo do vidro plano que, combinado a outros materiais, revelou-se a grande estrela do Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), realizado de 14 a 19 abril.

Tonellidesign_Perseo_PaoloGrasselli03

As indústrias especializadas em móveis de vidro instaladas na Itália exportam seus produtos para todo o planeta, cada vez mais destacando o brilho e facilidade de conservação deste material. No mobiliário contemporâneo cresce a utilização dos “vidros de segurança” com o objetivo de atrair mais consumidores, designers e arquitetos. No entanto, devido à tendência dos acabamentos matte (fosco) no design, a cada dia surgem mais peças de vidro opacado com técnicas diversas.

Tonellidesign_Kart_KarimRashid
Tonelli Design

 

A tradicional empresa Fiam Italia, conhecida por sua tradição em desenvolver móveis curvos e com alto grau de complexidade, apresentou poucas novidades (todas em vidro plano) nos Saloni 2015. Entre os lançamentos mais festejados desta edição está a coleção de mesinhas Soft, assinada pelo estúdio Nendo para Glas Italia, cada uma feita a partir de cinco folhas de vidro fosco. As junções entre os painéis de vidro receberam uma fita de cor brilhante, aplicado às bordas das mesas antes da montagem. Assim, as cores do móvel mudam ao longo do comprimento de cada painel, desaparecendo em outros matizes. Além disso, o lado inverso do vidro fosco foi impresso com um padrão para fazer com que as cores pareçam borradas na superfície do vidro.

Tonellidesign_Gotham_Leonardi_Marinelli07

Confirmando a atitude tradicional de Glas Italia para a investigação, experimentação e inovação, outras coleções nasceram através da parceria com designers renomados. O designer Tokujin Yoshioka criou O Prism Closet, um guarda-roupa totalmente transparente, tal como uma “escultura de expressão misteriosa com a refração da luz”.  As duas portas de 8mm, um pouco mais finas que o corpo, abrem-se a partir de pequenas dobradiças. Um trilho de aço polido é usado para pendurar as roupas, que são visíveis de todos os ângulos.

Da mesma empresa, a coleção Shimmer assinada por Patricia Urquiola e lançada em 2014, cresceu com a inclusão de outros itens. As novas peças conservam os mesmos efeitos marcantes: a aplicação da serigrafia e o acabamento iridescente transformam a luz dependendo ângulo de visão.

Outra estrela internacional, Karim Rashid, projetou para Tonelli Design o móvel-bar Kart. Com inspiração na simplicidade do design alemão, a peça sobre rodas explora a beleza transparente impactante do vidro.

A mesa Perseo, criação de Paolo Grasselli para Tonelli Design, está entre as mais elegantes peças de vidro desta edição dos Saloni. Utilizando a mesma técnica (desenvolvida para outras coleções) de recobrimento do vidro com lâminas de madeira, a mesa Perseo destaca os melhores atributos dos dois materiais.

Silvia Grilli é designer de Produto, com especialização em design de interiores na Scuola Lorenzo de Médici em Florença – Itália, professora-convidada na pós-graduação em Movelaria do Senac e consultora de diversas empresas do setor moveleiro. É fundadora e coordenadora do portal Trendmovel.
Acesse: www.trendmovel.com

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp