1 Assessoria
O vidraceiro deve compreender a gestão do novo negócio para, em seguida, realizar as devidas adequações no espaço físico e na metodologia de processos da vidraçaria. Existem empresas e profissionais autônomos que prestam esse tipo de serviço ajudando o vidraceiro a tomar decisões. Algumas empresas parceiras oferecem tal assessoria.
2 Treinamento
Fazer curso básico de serralheria com ênfase em montagem de fachadas de alumínio. Outros cursos também são bem-vindos. É importante sempre estar atualizado e reter o máximo de informações possíveis sobre o setor, pois este pode ser um diferencial competitivo no mercado. Algumas empresas parceiras também oferecem tal treinamento.
3 Parcerias com sistemistas
Como a princípio ninguém irá desenvolver sua linha própria, o caminho mais curto para começar a produzir é fazer uma parceria com os sistemistas (Alushow, Belmetal, Sapa etc). Alguns deles dão cursos e ajudam nos primeiros passos dessas empresas iniciantes. Eles têm interesse porque, ao começar a trabalhar com a linha deles, se tornarão eternos fornecedores desse ingressante no ramo.
4 Local adequado para a produção de esquadrias
Isso irá depender da capacidade produtiva que a vidraçaria pretende ter, mas o ideal é que o espaço tenha pelo menos 150 metros quadrados somente para a produção de esquadrias, fora o vidro.
5 Aquisição de máquinas e ferramental básico
Inclui serras de corte, estampadeiras, pantógrafos, entestadeiras e outros equipamentos indicados pelas parceiras sistemistas.
6 Investimento em softwares
Em um estágio mais avançado alguns programas de computador ajudam a dinamizar a produção.
7 Estrutura para estocagem dos perfis
Para estocar o material antes e depois da montagem.
8 Acessórios
Compra e estocagem de puxadores, dobradiças, guarnições e outros itens que compõem a fachada.
9 Instalação
Desenvolver equipe própria para instalar a fachada já com os vidros nos clientes, na instalação serão utilizados equipamentos de içamento, silicones, aplicadores e outros.
10 Organização administrativa e de procedimentos
É importante controlar separadamente as duas atividades, serralheria e vidraçaria, da venda a pós-venda de produtos e serviços. Isso permite que a empresa se desenvolva de forma mais clara e eficiente.
Legenda
Passos Obrigatórios
Passos Opcionais