Novas pesquisas confirmam crescimento da Construção Civil em 2021

Novas pesquisas confirmam crescimento da Construção Civil em 2021

Novas pesquisas confirmam crescimento da Construção Civil em 2021

Pesquisas confirmam crescimento da Construção Civil e de outros setores ligados ao vidro

A construção civil continua entre os setores da economia em plena atividade mesmo com a pandemia no Brasil. Considerado essencial, o segmento cresceu 10,7%, em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Parte disso se dá pelas mudanças de comportamento dos consumidores provocadas pelo atual cenário, que acentuou as demandas por pequenas reformas e a busca por mais conforto e adaptação à nova realidade. Levantamento feito pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa, identificou que o número de transações com credenciais Visa para compra de materiais de construção cresceu 38% ao comparar o primeiro trimestre de 2021 e igual período de 2020. Também houve um aumento de quase 50% no valor das transações realizadas em lojas do segmento, o que representa um aumento de 7% no ticket médio gasto pelos consumidores no setor.

Sudeste consumiu mais material

Ao analisar essa movimentação a partir dos dados de VCA, é possível observar que o Sudeste (51,33%) apresentou o maior número de transações com Visa no segmento nos primeiros três meses do ano. Já com percentuais mais baixos aparecem as regiões Sul (15%), Nordeste (15%), Centro-Oeste (11%) e Norte (6%).

Compras virtuais

Ainda que os dados da Visa apontem que a maioria das compras de materiais de construção tenham sido realizadas de forma presencial, as transações online também se destacaram. No primeiro pico da pandemia (entre abril e maio) no país, em 2020, houve um crescimento de 74% dessas transações, um fator que trouxe reflexos positivos aos varejistas de construção que apostaram no e-commerce.

Esse movimento confirma o que temos visto em muitos segmentos, um passo importantíssimo para a transformação digital do mercado e uma mudança de hábito bastante significativa para os padrões das vendas relacionadas à construção. Hoje, é fundamental que o comerciante se preocupe em marcar presença no virtual e ofereça opções para que o consumidor escolha como deseja comprar, seja de forma online, decidindo receber o produto em casa ou retirá-lo na loja, ou utilizando o site para buscar por produtos que ele possa vir a comprar presencialmente no estabelecimento, por exemplo. Mais do que isso, é necessário atrelar variadas formas de pagamento para que ele possa decidir como prefere pagar pela sua compra. É essa experiência simplificada, inovação, otimização de tempo e conveniências que o consumidor mais deseja“, afirma Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics.

Vagas que mais cresceram

De acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no país está em 14,7%. Mas as oportunidades para as 14,8 milhões de pessoas que buscam trabalho atualmente vêm crescendo. Balanço feito pela Catho,marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, revela os setores que mais cresceram no primeiro semestre de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Vagas para atuar em empresas do ramo de açúcar e álcool foram as que mais cresceram. O setor fechou o semestre contabilizando um aumento de 298% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O segundo lugar do ranking fica para as oportunidades no setor de materiais de construção que fecharam junho com uma alta de 138%. Completando o pódio, vagas para atuar na área de Concessionárias/Auto Peças registraram um crescimento de 129%.

Outras vagas em alta no primeiro semestre

Os dados do levantamento são da base de dados da Catho com vagas para atuar em todo o País. Confira os demais setores que registraram um aumento de 90% ou mais no último semestre:

  • Mineração: + 127%;
  • Contabilidade/ Auditoria: + 121%;
  • Têxtil/ Couro: + 117%;
  • Administração e Participação: + 113%;
  • Importação/ Exportação: + 103%;
  • Bebidas: + 98% ;
  • Móveis e Artefatos de decoração: + 97%;
  • Metalúrgica / Siderúrgica: + 94%;
  • Comércio Atacadista: + 93%;
  • Automação: + 91% ;
  • Arquitetura / Paisagismo / Urbanismo: + 90% ;
  • Corretagem (Imóveis): + 90%.

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 700 colaboradores no Brasil, faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. Atua também na China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp