A PrismaTag, empresa especializada na divulgação de empresas no setor vidreiro, sempre teve, em seus atendimentos a temperadores, laminadores, distribuidores de alumínios, fabricantes ferragens, além de vidraçarias e serralherias, de convencer gestores de que o Facebook ainda era o principal canal de comunicação com seus públicos. Essa certeza da PrismaTag se dava por conta dos resultados comparativos das campanhas.
Porém, sempre enfrentava desconfiança, pelo boato generalizado de que o Instagram já o teria superado. Agora,
uma pesquisa recente comprova.
Em março de 2023, a empresa de consultoria StartCounter, que analisa mensalmente o uso de redes sociais no Brasil, divulgou que o Facebook é a rede social mais usada no País. E que nestes primeiros meses de 2023 ela ocupa 42% do mercado de redes sociais no Brasil.
O ranking das redes sociais mais usadas, segundo a StartCounter, foi este:
• Facebook
• Pinterest
• Instagram
• Twitter
• Youtube
• Tumblr
• Reddit
• Outras
Reparem que o Instagram, rede exaltada principalmente por gerentes de vendas de empresas do vidro, incluindo os de vidraçarias e serralherias, aparece somente em terceiro, desmitificando de uma vez esse fato. Nada impede que o Instagram suba posições até o final de 2023, porém essa é a situação atual.
Qual é líder mundial?
A liderança do Facebook no Brasil, entretanto, é somente uma extensão do quadro geral que verificamos em todo o mundo nestes primeiros meses de 2023, desta vez com dados do portal de estudos e estatística Statista, reconhecido mundialmente.
Facebook possui quase 3 bilhões de usuários
Segundo o Portal Statista, o Facebook é a maior rede social virtual do mundo, com 2,9 billhões de usuários. Lançada em 2004 pelo multimilionário Mark Zuckerberg, funciona como um centralizador de contatos, permitindo formação de grupo e trocas de informações e vídeos. Portanto, a liderança brasileira em número de usuários simplesmente acompanha a liderança mundial dessa plataforma.
Youtube – 2,5 bilhões de usuários
A segunda colocação mundial em número de usuários difere do ranking brasileiro. O Youtube, plataforma de compartilhamento de vídeos, ocupa essa segunda posição mundial, porém no Brasil apenas a quinta colocação. Ela pertence ao Google, que a comprou em 2006, sendo considerado o segundo maior buscador da Internet.
Instagram – 2 bilhões de usuários
Lançado em 2010, o Instagramtik surpreendeu pelo seu rápido crescimento. E atualmente continua crescendo, posicionado na terceira colocação mundial entre as redes sociais, com muitos apostando que irá se tornar a rede social mais utilizada em pouco tempo.
TikTok – 1 bilhão de usuários
O App de vídeos curtos TikTok foi lançado em 2012 pela empresa chinesa ByteDance. Trata-se de uma rede direcionada principalmente ao publico infanto-juvenil e jovem. Apesar do sucesso mundial, seu sucesso ainda é limitado no Brasil, motivo pelo qual nem figura entre os cinco primeiros.
Snapchat – 635 milhões de usuários
Trata-se de um mensageiro, parecido com o WhatsApp, porém, que destrói suas mensagens alguns segundos após enviada. Ainda não é muito popular no Brasil.
Como empresas do ramo de vidro podem divulgar?
Diante das informações recentes, surgem naturalmente as seguintes perguntas;
– Qual é a forma correta de se divulgar nas redes sociais?
– Essa divulgação deve incluir o buscador Google?
– Qual linguagem deve ser utilizada no caso do vidro?
– A divulgação deve incluir alguma outra ferramenta, além das tradicionais?
Vamos às respostas.
Divulgação assertiva
A divulgação assertiva, ou seja, positiva, é aquela que aborda uma estratégia abrangente. Não é preciso eliminar ferramentas somente porque outra oferece maior possibilidade. Tratam-se de ferramentas inteligentes, que direcionam a publicidade para o público mais adequado a ela. A PrismaTag costuma direcionar a mensagem de seus clientes do ramo vidreiro a todas as ferramentas, utilizando softwares que automatizam alguns procedimentos, devido ao grande volume de tarefas que essa rotina exige.
Google ADS
Uma estratégia bem elaborada deve incluir anúncio pago no Google. As empresas devem destacar-se, com palavras chaves bem encaminhadas. A PrismaTag utiliza estratégias de divulgação de palavras que minimiza custos e limita acessos, para que atinja diretamente o consumidor potencial da empresa. Trata-se de um trabalho personalizado, desenvolvido após análise do perfil e das necessidades do cliente. Um temperador de vidros, por exemplo, terá como foco a divulgação entre profissionais do vidro e consumidores de grandes volumes. Já uma vidraçaria terá interesse nos consumidores finais em uma região geográfica limitada.
Linguagem utilizada
Em qualquer tipo de divulgação a geração de conteúdo é fundamental para se atingir os resultados. A PrismaTag conta com um jornalista profissional especializado no ramo do vidro em seu quadro. Isso garante que a linguagem adequada seja utilizada em cada situação, seja o público formado por processadores, profissionais, especificadores ou usuários finais.
Além das tradicionais
No ramo do vidro a PrismaTag, que é responsável pela revista digital Tecnologia & Vidro, também divulga as mensagens de seus clientes através de e-mail, com disparo em mailing especializado e setorizado. E também através de anúncios divulgados em 23 grupos direcionados a vidraceiros e serralheiros, com público cativo que recebe informações e participa de debates em postagens diárias.
Quais os veículos da PrismaTag?
Além de manter os 23 canais direcionados a vidraceiros e serralheiros, acima citado, a empresa mantém o site www.vidros.inf.br que é a versão digital da Revista Tecnologia & Vidro, que já circulou com versões impressas por vários anos no ramo. Além disso, mantém um canal no Youtube, abastecido periodicamente com informações relevantes aos profissionais vidraceiros e serralheiros, denominado VidroTV.
Para mais informações, visite o site www.prismatag.com.br