VIDRAÇARIAS E VIDROS QUE TRANSFORMAM RADIAÇÃO SOLAR EM ENERGIA ELÉTRICA

Nesta reportagem respondemos às principais dúvidas de nossos leitores sobre esse tema

Painéis tradicionais, aplicados em janelas, possuem ainda o melhor desempenho.

Durante a feira Glass South America, a Alclean lançou oficialmente a proposta das vidraçarias que montam fachadas trabalharem com energia fotovoltaica. Esse pode ser, portanto, o início da previsão que a Revista Tecnologia abordou em várias reportagens sobre a atuação das vidraçarias nesse segmento.

Painéis pretos no revestimento de fachadas unem o útil ao estético.


A Alclean configurou um kit-mostruário para instalação de seis painéis na frente da vidraçaria, que seria utilizado para funcionar como showroom externo e demonstrativo do potencial desse produto.

“Vidro tem vida útil vitalícia, e … continuará sendo um revestimento de alto padrão na fachada.”

Esse kit-mostruário terá custo de aproximadamente R$ 7 mil, sem contar o valor da estrutura glazing. Sergio Koloszuk, diretor da empresa, destaca: “Para essa instalação o tempo de retorno versus a energia gerada será bem mais alto, pois os equipamentos eletrônicos custam proporcionalmente mais do que em uma montagem real; só que essa pequena instalação vai permitir a demonstração de todo o funcionamento do sistema”.

Fachada fotovoltaica montada durante a feira Glass


Nesta reportagem procuramos responder às principais dúvidas de nossos leitores sobre o assunto:

Revista Tecnologia & Vidro (T&V) – Quanto tempo dura uma fachada fotovoltaica mantendo sua produtividade e beleza estética?
Sergio Koloszuk – Garantia de fábrica de 10 anos contra defeitos de fabricação e 25 anos de eficiência acima dos 80%. Vida útil ainda não determinada.

T&V – Quanto tempo dura um revestimento de vidro fotovoltaico aplicado em parede?
Vidro tem vida útil vitalícia, e mesmo que o módulo pare de produzir após os 25 anos de garantia, continuará sendo um revestimento de alto padrão na fachada.

T&V – Para aplicar vidro fotovoltaico em paredes externas em sobrados é preciso ter feito o curso de montagem de fachada glazing?
Sim, pois a necessidade de estruturar o sistema para suportar as forças de vento é a mesma.

T&V – Além do preto, existem vidros para revestimento de paredes com propriedades fotovoltaicas em outras cores ( branca, vermelha, por exemplo)?
A tecnologia alemã que a Alclean e a Tek Energy trouxeram ao Brasil só existe na cor preta, pois sendo assim capta melhor os raios solares.

T&V – Vidros fotovoltaicos podem ser instalados em cobertura de garagens de condomínios?
Sim, o vidro temperado do módulo resiste a impacto de granizo de 25 mm a mais de 100 km por hora; portanto, pode ser aplicado em garagens, pergolados ou telhados.

T&V – Uma residência com uma área de vidros fotovoltaicos no tamanho 10 x 10 m, ocupada por uma família com cinco componente, por exemplo, teria o retorno do investimento em fachada fotovoltaica em, aproximadamente, quanto tempo?
O modelo de negócio para a fachada fotovoltaica é incrementar os projetos da indústria da construção civil com uma solução inteligente e elegante. Ao substituir o vidro convencional em áreas de parede cega de um edifício ou residência, a diferença no custo desses materiais retorna em aproximadamente três anos e vale lembrar que a garantia de eficiência é de 25 anos.

T&V – Edifícios com paredes com infiltração poderiam adotar revestimentos de vidro como forma de eliminar os problemas de infiltração e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia no edifício?
As estruturas glazing fornecem vedação. Aplicadas com os painéis de vidro, continuam tento as mesmas características construtivas.

Diferença no custo desses materiais retorna em aproximadamente três anos.

T&V – Quanto custa o metro quadrado de uma fachada fotovoltaica instalada na lateral de uma parede de edifício com dez andares?
Este tipo de obra só é tratado por projeto. Metro quadrado, nunca!

Para obter um orçamento, o vidraceiro deve procurar a Alclean com as seguintes informações:

• Foto da fachada que receberá a instalação.
• Desenho com a paginação pretendida para os vidros.
• Distâncias entre colunas.
• Distâncias entre ancoragens.
• Altura da fachada e altura total da fachada em relação ao solo.
• CEP do local da instalação.

T&V – No caso de montagem dessa lateral com dez andares, qual seria a porcentagem de lucro do vidraceiro especializado em instalação de fachada glazing?
As margens são maiores que as aplicadas no vidro convencional, mas a maior vantagem para o profissional ao aplicar esta tecnologia é se diferenciar em um mercado extremamente competitivo. Onde a concorrência é menor, o lucro é maior.

T&V – No custo dessa mesma fachada hipotética de dez andares, qual porcentagem seria destinada aos vidros, qual aos serviços, e qual a destinada ao sistema elétrico-eletrônico?
Os painéis e os componentes elétricos que os acompanham teriam uma representatividade um pouco menor do que 50%; o restante fica para mão de obra e estrutura de fixação.

“… a maior vantagem para o profissional … é se diferenciar em um mercado extremamente competitivo.”

T&V – Para instalação de revestimento ou fachada fotovoltaica é preciso a contratação de um eletricista ou engenheiro especializado no assunto?
Assim como em uma obra é preciso a ART (responsabilidade técnica) do engenheiro civil para a construção, no caso de um sistema fotovoltaico é preciso a ART de um engenheiro eletricista para a homologação no órgão regulamentador. Caso o vidraceiro não tenha acesso a um profissional na sua cidade, a Alclean — em parceria com a Tek Energy — indicará o mais próximo.

T&V – A instalação de fachadas ou revestimento fotovoltaico dependem da instalação de um inversor que “devolve” a energia captada para a rede elétrica. Esse processo de aprovação e cadastramento é um burocrático ou demorado?
A homologação de um sistema de microgeração tem um prazo máximo desde o pedido de parecer de acesso até conexão com a rede elétrica, que é de 36 dias e é feita de maneira prática pelo portal da distribuidora na internet.

Montagem pode ser mista, com os painéis fotovoltaicos sendo aplicados somente nas frentes de laje.

T&V – Existem linhas de crédito especiais para implantação de revestimentos, coberturas ou fachadas fotovoltaicas?
Existem inúmeras linhas subsidiadas de investimento para pessoas ou empresas que incluam sustentabilidade em seus projetos, e cada vez mais esses incentivos estão aparecendo no Brasil. Inclusive o BNDES fundo clima anunciou a liberação de R$ 300 milhões ao juro de 4% ao ano destinados exclusivamente para este tipo de obra. Através deste financiamento o valor da prestação fica menor do que o valor da conta de luz.

T&V – Os vidros fotovoltaicos oferecidos em parceria com a Alclean são importados?
São importados da fábrica na Alemanha para o Brasil em exclusividade pela Tek Energy e estão à disposição da rede Alclean, que fechou conosco uma parceria comercial para este produto.

T&V – Os vidros fotovoltaicos oferecidos em parceria com a Alclean podem ser semitransparentes ou somente na versão que veda a luz?
Os módulos são opacos e por isso têm uma densidade enorme de geração por m2; isso permite que este produto se pague tão rápido quando aplicado, substituindo outros revestimentos — porém, a montagem pode ser mista, com os painéis fotovoltaicos sendo aplicados somente nas frentes de laje.

T&V – Já estão sendo instaladas fachadas fotovoltaicas pela Rede Credenciada Alclean?
O produto acabou de ser lançado na Glass South America 2018 que aconteceu em maio e a Alclean já está recebendo inúmeros pedidos de cotação, porém já temos duas instalações realizadas em SC, no Balneário Camboriú.

T&V – Quando serão inauguradas?
Já podem ser visitadas. T&V

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?