Nesta reportagem respondemos às principais dúvidas de nossos leitores sobre esse tema
Durante a feira Glass South America, a Alclean lançou oficialmente a proposta das vidraçarias que montam fachadas trabalharem com energia fotovoltaica. Esse pode ser, portanto, o início da previsão que a Revista Tecnologia abordou em várias reportagens sobre a atuação das vidraçarias nesse segmento.
A Alclean configurou um kit-mostruário para instalação de seis painéis na frente da vidraçaria, que seria utilizado para funcionar como showroom externo e demonstrativo do potencial desse produto.
“Vidro tem vida útil vitalícia, e … continuará sendo um revestimento de alto padrão na fachada.”
Esse kit-mostruário terá custo de aproximadamente R$ 7 mil, sem contar o valor da estrutura glazing. Sergio Koloszuk, diretor da empresa, destaca: “Para essa instalação o tempo de retorno versus a energia gerada será bem mais alto, pois os equipamentos eletrônicos custam proporcionalmente mais do que em uma montagem real; só que essa pequena instalação vai permitir a demonstração de todo o funcionamento do sistema”.
Nesta reportagem procuramos responder às principais dúvidas de nossos leitores sobre o assunto:
Revista Tecnologia & Vidro (T&V) – Quanto tempo dura uma fachada fotovoltaica mantendo sua produtividade e beleza estética?
Sergio Koloszuk – Garantia de fábrica de 10 anos contra defeitos de fabricação e 25 anos de eficiência acima dos 80%. Vida útil ainda não determinada.
T&V – Quanto tempo dura um revestimento de vidro fotovoltaico aplicado em parede?
Vidro tem vida útil vitalícia, e mesmo que o módulo pare de produzir após os 25 anos de garantia, continuará sendo um revestimento de alto padrão na fachada.
T&V – Para aplicar vidro fotovoltaico em paredes externas em sobrados é preciso ter feito o curso de montagem de fachada glazing?
Sim, pois a necessidade de estruturar o sistema para suportar as forças de vento é a mesma.
T&V – Além do preto, existem vidros para revestimento de paredes com propriedades fotovoltaicas em outras cores ( branca, vermelha, por exemplo)?
A tecnologia alemã que a Alclean e a Tek Energy trouxeram ao Brasil só existe na cor preta, pois sendo assim capta melhor os raios solares.
T&V – Vidros fotovoltaicos podem ser instalados em cobertura de garagens de condomínios?
Sim, o vidro temperado do módulo resiste a impacto de granizo de 25 mm a mais de 100 km por hora; portanto, pode ser aplicado em garagens, pergolados ou telhados.
T&V – Uma residência com uma área de vidros fotovoltaicos no tamanho 10 x 10 m, ocupada por uma família com cinco componente, por exemplo, teria o retorno do investimento em fachada fotovoltaica em, aproximadamente, quanto tempo?
O modelo de negócio para a fachada fotovoltaica é incrementar os projetos da indústria da construção civil com uma solução inteligente e elegante. Ao substituir o vidro convencional em áreas de parede cega de um edifício ou residência, a diferença no custo desses materiais retorna em aproximadamente três anos e vale lembrar que a garantia de eficiência é de 25 anos.
T&V – Edifícios com paredes com infiltração poderiam adotar revestimentos de vidro como forma de eliminar os problemas de infiltração e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia no edifício?
As estruturas glazing fornecem vedação. Aplicadas com os painéis de vidro, continuam tento as mesmas características construtivas.
T&V – Quanto custa o metro quadrado de uma fachada fotovoltaica instalada na lateral de uma parede de edifício com dez andares?
Este tipo de obra só é tratado por projeto. Metro quadrado, nunca!
Para obter um orçamento, o vidraceiro deve procurar a Alclean com as seguintes informações:
• Foto da fachada que receberá a instalação.
• Desenho com a paginação pretendida para os vidros.
• Distâncias entre colunas.
• Distâncias entre ancoragens.
• Altura da fachada e altura total da fachada em relação ao solo.
• CEP do local da instalação.
T&V – No caso de montagem dessa lateral com dez andares, qual seria a porcentagem de lucro do vidraceiro especializado em instalação de fachada glazing?
As margens são maiores que as aplicadas no vidro convencional, mas a maior vantagem para o profissional ao aplicar esta tecnologia é se diferenciar em um mercado extremamente competitivo. Onde a concorrência é menor, o lucro é maior.
T&V – No custo dessa mesma fachada hipotética de dez andares, qual porcentagem seria destinada aos vidros, qual aos serviços, e qual a destinada ao sistema elétrico-eletrônico?
Os painéis e os componentes elétricos que os acompanham teriam uma representatividade um pouco menor do que 50%; o restante fica para mão de obra e estrutura de fixação.
“… a maior vantagem para o profissional … é se diferenciar em um mercado extremamente competitivo.”
T&V – Para instalação de revestimento ou fachada fotovoltaica é preciso a contratação de um eletricista ou engenheiro especializado no assunto?
Assim como em uma obra é preciso a ART (responsabilidade técnica) do engenheiro civil para a construção, no caso de um sistema fotovoltaico é preciso a ART de um engenheiro eletricista para a homologação no órgão regulamentador. Caso o vidraceiro não tenha acesso a um profissional na sua cidade, a Alclean — em parceria com a Tek Energy — indicará o mais próximo.
T&V – A instalação de fachadas ou revestimento fotovoltaico dependem da instalação de um inversor que “devolve” a energia captada para a rede elétrica. Esse processo de aprovação e cadastramento é um burocrático ou demorado?
A homologação de um sistema de microgeração tem um prazo máximo desde o pedido de parecer de acesso até conexão com a rede elétrica, que é de 36 dias e é feita de maneira prática pelo portal da distribuidora na internet.
T&V – Existem linhas de crédito especiais para implantação de revestimentos, coberturas ou fachadas fotovoltaicas?
Existem inúmeras linhas subsidiadas de investimento para pessoas ou empresas que incluam sustentabilidade em seus projetos, e cada vez mais esses incentivos estão aparecendo no Brasil. Inclusive o BNDES fundo clima anunciou a liberação de R$ 300 milhões ao juro de 4% ao ano destinados exclusivamente para este tipo de obra. Através deste financiamento o valor da prestação fica menor do que o valor da conta de luz.
T&V – Os vidros fotovoltaicos oferecidos em parceria com a Alclean são importados?
São importados da fábrica na Alemanha para o Brasil em exclusividade pela Tek Energy e estão à disposição da rede Alclean, que fechou conosco uma parceria comercial para este produto.
T&V – Os vidros fotovoltaicos oferecidos em parceria com a Alclean podem ser semitransparentes ou somente na versão que veda a luz?
Os módulos são opacos e por isso têm uma densidade enorme de geração por m2; isso permite que este produto se pague tão rápido quando aplicado, substituindo outros revestimentos — porém, a montagem pode ser mista, com os painéis fotovoltaicos sendo aplicados somente nas frentes de laje.
T&V – Já estão sendo instaladas fachadas fotovoltaicas pela Rede Credenciada Alclean?
O produto acabou de ser lançado na Glass South America 2018 que aconteceu em maio e a Alclean já está recebendo inúmeros pedidos de cotação, porém já temos duas instalações realizadas em SC, no Balneário Camboriú.
T&V – Quando serão inauguradas?
Já podem ser visitadas. T&V