Vidros e espelhos em academias segundo os fabricantes (Parte 2)

 Profissionais técnicos das fabricantes de float também dão dicas importantes sobre a utilização em academias

 

Fabricantes de float nacionais já reconhecem esse mercado potencial das academias de ginástica. Para o analista técnico de atendimento ao cliente da AGC do Brasil, Bruno Bordão, a utilização de vidros em fachadas e divisórias pode ampliar o visual interno e externo da academia. “Quem passa sempre, ‘investiga’ a beleza do interior e os exercícios ali feitos; sem contar que o vidro traz a transparência, a elegância, a sofisticação e a versatilidade”, explica.

_web_Fachada-MoemaPara a coordenadora de mercado da Cebrace, Ana Carolina Granado, o vidro traz muita modernidade para as academias. “Ele amplia os espaços, tornando-os dinâmicos. Vidros podem ser aplicados em revestimentos de paredes, balcões, divisórias e box de banheiros. As diferentes cores atuam na decoração, trazendo energia e/ou calmaria, dependendo do objetivo de cada espaço. Já o aspecto de transparência traz integração de ambientes e preserva o conforto acústico necessário nas diferentes atividades, principalmente quando utilizado na forma laminada ou insulada”, descreve.

Na opinião do gerente de produtos de interiores da Guardian, Juan Carlos de Abreu, o vidro é um material que pode ser utilizado de diversas formas, tornando os projetos esportivos mais arrojados e atrativos. “Entre suas diversas qualidades, imprimem amplitude e profundidade ao ambiente e, quando utilizados como divisórias, otimizam os espaços. Já se aplicados nas fachadas, permitem ainda uma melhor integração entre os ambientes interno e externo. Outra vantagem desse material está na forma simples de ser instalado e na praticidade de sua manutenção”, argumenta.

Para o gerente industrial da Vivix, Paulo Moura, o vidro pode ser um excelente recurso para compor um ambiente de ampla visão nas academias de ginástica, gerando conforto visual e mantendo a integração entre as pessoas que utilizam o espaço. “Além disso, a utilização de vidros laminados acústicos evita propagação de ruídos, permitindo a realização de atividades diferentes em áreas próximas”, destaca.

Variedade_web_Ventura-5

Laminados, laminados temperados, espelhos, temperados comuns, vidros pintados, duplos termoacústicos e vidros extratransparentes compõem a lista mencionada pelos fabricantes de vidro como os itens do setor que podem entrar em uma academia. A recomendação é para que sejam utilizados em coberturas, guarda-corpos, divisórias, revestimentos de paredes boxes para banheiros e vestiários, placas indicativas e até mesmo sobre móveis.

Espelhos

Uma atenção especial é descrita sobre a função dos espelhos nesses locais. Dentre as propriedades mencionadas pelo pessoal técnico dos fabricantes está a transmissão da sensação de maior profundidade e amplitude. Além disso, destacam que a propriedade de reflexão desse material permite que as pessoas executem corretamente os exercícios, fazendo as correções de erros e postura (e aquela comum espiada para conferir se os resultados estão aparecendo).

Instalação de espelhos

Todos os entrevistados são unânimes em afirmar que, para garantir a segurança dos usuários, os espelhos devem ser instalados levando-se em consideração o que é recomendado na norma ABNT NBR 15198 – Espelhos de Prata – Beneficiamento e Instalação. Ela deve ser feita por _web_Malharprofissional treinado. Este deve lembrar que a espessura do espelho é importante para manter a reflexão da imagem sem distorções. Quanto maior for a área, maior deverá ser a espessura do espelho utilizado, variando de 4 a 6 mm.

Os espelhos devem ser fixados (colados) sobre superfícies planas, rígidas e isentas de umidade, utilizando um adesivo apropriado, que deve ser aplicado em linhas verticais a cada 5 cm no costado. Este tipo de fixação garante maior absorção de impactos e, em caso de quebra, faz com que os pedaços do espelho fiquem presos, reduzindo os riscos de acidente.

O espelho monolítico não deve ser instalado em paredes inclinadas ou no teto. Para estas aplicações o espelho deverá ser laminado. Em hipótese alguma um espelho monolítico poderá ser instalado em molduras ou outro tipo de fixação – como o Botão Francês –, pois, em caso de impacto, irá quebrar-se em grandes partes pontiagudas, podendo causar lesões aos usuários.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?