Vidros Pintados X Vidros Serigrafados


Em algumas aplicações específicas, vidros pintados são a solução ideal.

O vidro serigrafado é mais resistente que o pintado a frio, tanto na resistência mecânica quanto na resistência à abrasão. Isso é um fato consumado. Portanto, seria possível presumir que não existe mais espaço no mercado para os vidros pintados?

A reportagem de T&V descobriu que existem aplicações e situações em que o vidro pintado é mais versátil, econômico ou até mesmo mais eficiente. E acompanhou um desses casos desde o seu início. Acompanhe.

A empresa fabricante de persianas de alto padrão Uniflex projetou a montagem de um exclusivo e diferenciado display iluminado internamente. Ele precisaria ser de vidro preto com a inscrição da logomarca da empresa vazando.

Procurou então na cidade de São Paulo uma fornecedora de vidros serigrafados e a Sobravis, que produz vidros pintados. Com a previsão de se montar dezenas de displays, solicitaram a cada possível fornecedor a produção de uma amostra para testes.

A dificuldade para os produtores de serigrafados começou nesse momento, pois para se produzir um vidro serigrafado com estampa diferente das padronizadas é preciso desenvolver um fotolito e uma tela serigráfica especial. Isso exige tempo e tem custo alto de produção. A maioria das produtoras de vidros serigrafados, inclusive, não produz tal amostra.

Quando as amostras ficaram prontas, outro problema para os serigrafados: o processo serigráfico utilizado na pintura dos vidros pretos não vedava totalmente a luz projetada por trás. Era possível ver pequenos pontos luminosos ou manchas sobre a superfície preta. Para pesar ainda mais em favor dos vidros pintados, o custo era inferior.

Como resultado, a encomenda dos vidros recaiu sobre os pintados, cuja produção a reportagem da revista T&V acompanhou na sede da Sobravis, com explicações do diretor Thiago Trombini.

pintura-1Para o início do trabalho a própria Uniflex fornece para a Sobravis adesivos produzidos por computador e plotter de recorte.

 

 

 

 

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A primeira ação de Thiago e/ou sua equipe é encontrar o centro do adesivo e marcá-lo com um traço vertical sobre o liner transparente do adesivo com caneta para retroprojetor.

 

 

pintura-4 Em um pedaço de papel Kraft, e com a ajuda de uma régua, é desenhado um gabarito para posicionamento no centro do vidro.

 

 

 

 

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O vidro é posicionado sobre o gabarito.

 

 

 

 

 

pintura-7É feita a limpeza do vidro com álcool isopropílico.

 

 

 

 

 

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O adesivo é colado no centro do vidro com a ajuda das marcações feitas anteriormente.

 

 

 

 

pintura-10Com uma ferramenta apropriada de plástico, eliminam-se as bolhas que podem se formar durante a colagem.

 

 

 

 

pintura-11pintura-12pintura-13O liner transparente é retirado. Fica colado no vidro apenas o adesivo de plástico colorido aderente.

pintura-14O vidro é levado para a cabine de pintura

 

 

 

 

 

 

pintura-15Limpa-se o vidro novamente com álcool isopropílico.

 

 

 

 

 

pintura-16Na cabine os pigmentos da tinta especial são misturados aos demais componentes e mexidos.

 

 

 

 

pintura-17 A tinta é aplicada no compressor de pintura.

 

 

 

 

 

pintura-18A tinta é aplicada sobre o vidro e sobre o adesivo.

 

 

 

 

 

 

pintura-19São aplicadas três ou quatro camadas em intervalos regulares.

 

 

 

 

 

pintura-20 Após a secagem da tinta, em algumas horas, o adesivo é retirado.

 

 

 

 

 

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Para essa operação é necessário a ajuda de um estilete e alguma habilidade.

pintura-24O logotipo da empresa fica em destaque quando o vidro é posicionado contra a luz.

 

 

 

 

 

pintura-25O resultado final tem agradado por enquanto os diretores da Uniflex.

 

 

 

 

 

pintura-26 Thiago Trombini ainda produziu peças totalmente pretas, que iriam compor o restante do display. Ele garante que a resistência da tinta à abrasão é bem próxima à dos vidros serigrafados.

 

 

 

 

Utilizando a mesma técnica, porém com algumas mudanças, é possível se obter outros resultados inovadores. Ao assessorar a designer de interiores Ana Paula Faria em seu projeto para a Casa Cor 2009, por exemplo, Thiago recomendou a utilização de adesivos de recorte na cor prata com aplicação de tinta branca no vidro. Ao final, em vez de retirá-los, deixou eles nas peças como objetos de destaque. A experiência resultou na produção de curiosas peças de vidros brancos com desenhos prateados que intrigou aos visitantes.

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